Recompensas compartilhadas: a oficina de Arduino no Fórum Tupambaé

Já começamos a entregar as recompensas aos benfeitores da nossa campanha! Na quarta-feira, dia 23 de Outubro, foi a vez da entrega da maior recompensa: Oficina de Introdução ao Arduino! Nossa contribuidora abriu mão de receber a recompensa para que outras pessoas recebessem! Nos pediu para ministrarmos a oficina para estudantes da escola Novo Lar, de Viamão, RS, como parte do Fórum de Agroecologia Tupambaé.

Oficina de Arduino ministrada na sala de informática da Escola Novo Lar

Participaramda atividade cerca de 30 jovens de 15 a 17 anos, estudantes de Ensino Médio da escola, além de seus professores. Sedentos por aprender e criar, os estudantes desenvolveram diversos projetos propostos, além de elaborarem seus próprios, engajando-se na oficina durante toda a tarde de quarta-feira.

Alunas de Ensino Médio engajadas nos projetos com Arduino
Na oficina, os estudantes aprenderam conceitos básicos de programação e eletrônica, tudo usando o Arduino e componentes eletrônicos (resistores, LEDs, buzzers…)A oficina é voltada para montagem prática de diversos projetos divertidos, evoluindo a complexidade dos mesmos de acordo com o progresso do grupo. Com certeza, o que mais motivou o pessoal foi o tal Piano de Banana! Usando as propriedades condutivas da banana e um buzzer, os estudantes montaram um sistema que apitava quando alguém tocava na banana. Só não sabemos se animação era por causa de toda eletrônica e programação, ou por que eles ganharam a banana… hahaha. 
Montagem do projeto de teclado com banana

Além de permitir o contato prático com a eletrônica e programação, a oficina estimula o trabalho em grupo para solução de problemas e compreensão dos projetos.

Alunos do Ensino Médio aprendendo a montagem dos projetos. ToTomaterialda oficina está disponível  aqui para ser usado e compartilhado! Além disso, as oficinas de Arduino ministradas pelo CTA são gratuitas e podem ser solicitadas em escolas e instituições entrando em contato com os membros do laboratório através da lista de e-mail ou telefone (51) 3308-6553.

Todo omaterialda oficina está disponível  aqui para ser usado e compartilhado! Além disso, as oficinas de Arduino ministradas pelo CTA são gratuitas e podem ser solicitadas em escolas e instituições entrando em contato com os membros do laboratório através da lista de e-mail ou telefone (51) 3308-6553.