Santos Dumont, pioneiro das tecnologias livres

Poucos sabem que Santos Dumont, além de ser um pioneiro da aviação, foi pioneiro das Tecnologias Livres. Estando muito a frente do seu tempo, Dumont antecipou-se em mais de um século iniciativas como a Tesla Motors e da Toyota, que, nos últimos anos, lançaram iniciativas de livre uso de sua propriedade intelectual.

A manchete da “Popular Mechanics” era clara: “Santos Dumont doa patentes do aeroplano ao mundo”

A manchete da “Popular Mechanics” era clara: “Santos Dumont doa patentes do aeroplano ao mundo”. No texto, explicita que “Os direitos de patente da máquina foram tornados públicos por Santos Dumont para encorajar a aviação, e qualquer um pode usar esses planos para construir uma máquina similar”.Fonte: Revista Popular Mechanics, Dezembro de 1909, página 842.

Porém Santos Dumont foi além.  O Especial O Globo –  Santos Dumont, o conquistador dos céus – esclarece ainda que  “O projeto detalhado de sua obra-prima, o Demoiselle nº 20, foi publicado na íntegra na revista “Popular Mechanics”. A fabricante de automóveis francesa Clément-Bayard deu início à indústria aeronáutica com a produção em série de aproximadamente 50 Demoiselles. O projeto se tornou popular nos EUA, com companhias americanas fabricando aviões e peças por muitos anos seguindo o modelo de Santos Dumont.” É o verdadeiro espírito das tecnlogias livres!

A 1ª Residência da Rede Latino-americana de Tecnologias Livres chega para fortalecer este espírito de livre circulação de conhecimento científico e tecnológico em tempo de construir um futuro sustentável. A rede precisa do seu apoio para ser um sucesso. Conheça mais sobre esta iniciativa e contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria.

–> Crowdfunding da 1ª Residência de Tecnologias Livres <–

Siga-nos nas redes sociais:

           

Página da edição da revista “Popular Mechanics” destacando o projeto da Demoseille de Santos Dumont.