Desenvolvimento do Relógio CTA – ferramenta de introdução à colaboração

O Relógio CTA é um projeto que surje com o objetivo de resolver um problema prático do Instituto de Física da UFRGS: a necessidade de um relógio para o anfiteatro do instituto.  Foi proposto pela direção do Instituto de Física da UFRGS para, além de mostrar as horas, que corrija seu horário automaticamente. Como é um projeto de relativa baixa complexidade, tem sido utilizado como ferramenta de introdução a eletrônica, programação e  introdução das metodologias de desenvolvimento de tecnologias livres do CTA.  Grande parte dos novos integrantes do CTA passaram por esse projeto, aprendendo a usar programas para desenho de circuitos, modelagem 3D, fabricação digital, entre outros. Mas principalemente aprender sobre trabalho colaborativo, tecnologias livres e documentação aberta.

 

Partes do Relógio do Centro de Tecnologia Acadêmica.

 

Este relógio tem sido  desenvolvido em eventos (Hackatona CTA), progredindo com seu desenvolvimento desde sua concepção, passando pelo projeto, estando atualmente em fase de montagem. Sempre buscando seguir as melhores práticas de desenvolvimentos de projetos livres, com documentação livre e utilizando ferramentas livres, que pode ser conferida no site do projeto. Para saber mais confira a Wiki do Relógio CTA  e o progresso das suas tarefas. Atualmente é necessário completar algumas etapas para a conclusão do projeto, como desenho 3D e fabricação da estrutura de MDF, gerar o G-Code, usinar a placa de controle, fazer a montagem e os testes da programação no Relógio CTA montado. 
Finalizar o relógio CTA será uma das primeiras atividades da Primeira Residência da Rede Latino-americana de Tecnologias Livres. A 1ª Residência da Rede Latino-americana de Tecnologias Livres chega para disseminar métodos de trabalho colaborativos e documentação de projetos de instrumentos científicos e educacionais abertos. A rede precisa do seu apoio que este encontro seja um sucesso. Conheça mais sobre esta iniciativa e contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria.

–> Crowdfunding da 1ª Residência de Tecnologias Livres <–

Siga-nos nas redes sociais: