GOSH – O encontro pelo hardware para ciência aberta

O GOSH (Gathering for Open Science Hardware) é uma comunidade global e diversa que trabalha para fortalecer o compartilhamento de tecnologias científicas abertas. A comunidade acredita que a transformação da sociedade passa por uma transformação na forma como a ciência é feita. Buscando multiplicar os futuros possíveis, sempre em vista uma sociedade mais justa, a comunidade quer uma tecnologia ética, acessível, democrática e empoderadora.

Participam da comunidade engenheiros, professores, artistas, cientistas sociais, ativistas, cientistas, jornalistas, agentes comunitários, todes relacionados, de uma forma ou outra, com hardware científico aberto. As discussões do encontro de 2016, na Suíça, resultaram no Manifesto GOSH, que apresenta os princípios desse movimento, e já foi assinada por mais de 400 pessoas de todo o mundo. Do encontro de 2018, no Chile, foi construído um plano de rota (GOSH roadmap) para impulsionar o hardware aberto e transformá-lo no modo de tecnologia padrão até 2025. Com base no design aberto e colaborativo, e práticas de fabricação mais acessíveis, a rota indica que é preciso tomar conta do controle de qualidade e comprimento dos padrões – principalmente aqueles associados a reprodutibilidade da pesquisa científica -, se aproximando dos aspectos sociais e éticos da prática científica. A busca por licenciemento e documentação adequados, conjuntamente com o apoio de instituições sociais, são também passos essencias desta busca.
No encontro de 2018, ocorrido na China, o grupo expressou a necessidade urgente de fortalecer as redes regionais. Por isso, os encontros de 2019 serão distribuídos: CanadáTanzania e no Brasil – já tem atividades marcadas! Este último ocorrerá em Porto Alegre na residência da Rede Latino-americana de Tecnologias Livres.

A 1ª Residência da Rede Latino-americana de Tecnologias Livres chega para fortalecer este o espírito GOSH de livre circulação de conhecimento científico e tecnológico – em tempo de construir um futuro sustentável. A rede precisa do seu apoio que este encontro seja um sucesso. Conheça mais sobre esta iniciativa e contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria.

–> Crowdfunding da 1ª Residência de Tecnologias Livres <–

Siga-nos nas redes sociais: